FIBA 2025 fortalecerá debates sobre irrigação e sustentabilidade

stá chegando a hora da primeira edição do Fórum de Irrigação da Bahia (FIBA), evento técnico sobre irrigação, organizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e que acontecerá dia 28 de novembro em Luís Eduardo Magalhães. Com uma programação intensa, voltada para conectar tecnologia e inovação no campo e fortalecer uma irrigação eficiente e sustentável no MATOPIBA, o Fórum objetiva assegurar uma governança hídrica responsável para as futuras gerações.

Produtores rurais, pesquisadores, professores, acadêmicos de agronomia, técnicos, especialistas na área de irrigação de todo o país, representantes de empresas de irrigação e agroindústria, de instituições governamentais e ONG’s ligadas ao setor hídrico e agropecuário, marcarão presença no evento.

“O Fiba discutirá sobre a grande vitrine que a Bahia e a nossa região vem se tornando para o país em termos de irrigação e sustentabilidade. Somos o maior polo irrigado do país com mais de 300 mil hectares de área irrigada e um modelo de agricultura moderna em que dá para assimilar produção e sustentabilidade. E este Fórum vai reforçar o papel da Bahia como protagonista em irrigação com alto potencial”, destaca Moisés Schmidt, presidente da Aiba.

Programação do evento

A programação terá início a partir das 08 horas no auditório da nova sede da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), com palestras técnicas sobre o futuro da irrigação no MATOPIBA. Fertilidade do solo, fontes alternativas de energia para a agricultura irrigada, segurança hídrica e investimentos e Agricultura irrigada no Cerrado, serão algumas temáticas apresentadas.

Além dos debates sobre os principais avanços da irrigação, serão apresentados cases de sucesso em irrigação nas culturas do algodão, soja e milho. O FIBA será encerrado com o lançamento do livro ‘Agricultura Irrigada no Cerrado: subsídios para o desenvolvimento sustentável', de autoria do professor doutor Lineu Rodrigues.

Liderança em irrigação sustentável

Referência nacional em irrigação sustentável com destaque para gestão hídrica responsável, a Bahia alcança a primeira posição nacional, considerada o maior polo de produção agrícola irrigada do Brasil, com uma área de 375 mil hectares irrigados, concentrados na região oeste do estado. O Cerrado baiano concentra a maior área irrigada do estado com 82%, onde os municípios de São Desidério e Barreiras, lideram o ranking nacional, sendo São Desidério com 91,6 mil hectares irrigados, e Barreiras em segundo lugar, com 60,9 mil hectares, de acordo com dados obtidos por imagens de satélites Sentinel e de análises comparativas com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Inscrições abertas

Os interessados em participar do FIBA podem realizar a inscrição acessando o link https://curt.link/KRKVh. A inscrição é gratuita e a organização solicita a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será recolhido no dia do evento. As doações serão destinadas a instituições sociais da região.

Apoio: O FIBA conta com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e das empresas parceiras: KREBS; NEXFIELD; Pivot Lindsay; Brasil Verde Irrigação; West Máquinas e Peças; Ciaseeds; Sicredi; UniAgro; Tecnomyl, Ebara, Micropower e Bauer.

 

Serviço:

Evento: Fiba – Fórum de Irrigação da Bahia

Data: 28 de novembro de 2025

Horário: A partir das 08 horas

Local: Sede da Abapa (Luís Eduardo Magalhães - BA)

Inscrições: https://curt.link/KRKVh

 

Categoria:

Deixe seu Comentário