Hospital do Subúrbio recebe comitiva do Ministério da Saúde da Colômbia e OPAS
Uma delegação formada por representantes do Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia, gestores e técnicos da rede de saúde do país latino-americano esteve no Hospital do Subúrbio (HS), nesta quarta-feira (27), em uma visita promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
A vinda ao estado, para conhecer o modelo de organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde da Bahia (SUS Bahia), incluiu uma passagem pelo HS com o intuito de entender o funcionamento do modelo de sucesso que caracteriza a unidade hospitalar, primeira parceria público-privada (PPP) da saúde no Brasil.
Integrantes da Opas Brasil e Opas Colômbia estiveram presentes, acompanhando o grupo que foi recebido pela equipe gestora do Hospital do Subúrbio e pelo time da Diretoria de Gestão de Unidades Consorciadas e em Parceria Público-Privada (DGECOP/SESAB). Jorge Oliveira, presidente da Prodal Saúde – empresa responsável pela gestão e operação do HS, deu as boas-vindas aos visitantes, destacando o pioneirismo do modelo de PPP adotado e a esperança de vê-lo difundido em países da América Latina.
A gestão dos contratos de parceria público-privada na área da saúde, na Bahia, foi o assunto abordado pela diretora da DGECOP, Raquel Barbosa. O conceito de PPP, principais aspectos, períodos de concessão e a natureza do negócio foram alguns dos tópicos explanados, com a participação ativa dos membros da comitiva colombiana, que fizeram questionamentos e esclareceram dúvidas. A existência de indicadores de desempenho, garantindo a qualidade do serviço prestado pelo parceiro privado, também foi apresentada.
