Trem Salvador-Feira é aprovado pela ANTT e bola da vez no governo federal
O projeto para a
construção de uma ferrovia entre Salvador e Feira de Santana teve sua
aprovação na última quinta (21), na análise de viabilidade técnica, econômica e
ambiental da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e
seguiu para a mesa do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).
O Ministério do
Transportes vai mensurar se o projeto é compatível com a política nacional
de transporte ferroviário, para decidir se recursos públicos podem ou não ser
aportados na construção do modal. O custo das obras está estimado em R$
6,8 bilhões.
A ferrovia Salvador-Feira
é um projeto elaborado pela empresa TIC Bahia, liderada pelo empresário
Osvaldo Ottan, pelo engenheiro Danilo Silva e pelo advogado Ronaldo Mendes. A
ideia é reduzir o tempo de viagem entre as cidades de 1 hora e 11 minutos para
apenas 35 minutos, atendendo a até 85 mil passageiros por dia.
Seriam 98 km de linha
férrea, com trens de passageiro a até 160 km/h e trens de carga
circulando em no máximo 120 km/h, facilitando o escoamento de produtos nos
portos da Região Metropolitana de Salvador.
laborado sob a supervisão
do engenheiro Danilo Silva, o projeto prevê também dez estações
ferroviárias, sendo oito paradas para passageiros e outras duas para o
escoamento de cargas.
Uma estação seria
instalada no bairro de Águas Claras, em Salvador, em integração com o VLT,
com o metrô e com a nova rodoviária da capital. Saindo de lá, o trem ainda
passaria por Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo
Amaro e Conceição do Jacuípe, chegando a Feira de Santana.
