Hospital Geral de Camaçari avança na implementação do Projeto LEAN nas Emergências e apresenta resultados finais positivos

O Hospital Geral de Camaçari (HGC) vem avançando significativamente na implementação do Projeto LEAN nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvida em parceria com o Hospital Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

A proposta tem como foco a reestruturação dos processos assistenciais nas urgências e emergências hospitalares, utilizando a metodologia LEAN, voltada para a melhoria contínua, a eliminação de desperdícios e a eficiência operacional.

Desde que foi selecionado para participação no projeto, em novembro de 2024, o HGC tem promovido uma série de mudanças que já geram impacto positivo na qualidade do atendimento e na gestão dos fluxos internos.

Entre os dias 19 e 20 de agosto, a unidade recebeu mais uma visita de monitoramento da equipe do projeto, e na oportunidade, apresentou os resultados finais obtidos com a adesão à iniciativa.

Entre as ações implementadas, destacam-se a reorganização e o direcionamento das unidades, com a criação de kanbans, ferramentas visuais que auxiliam no monitoramento das tarefas e no fluxo de pacientes. O hospital também adotou como ferramenta o Safety Huddle, reuniões diárias, realizadas nos dois turnos, visando propiciar o alinhamento rápido das equipes, com foco na segurança e na tomada de decisões ágeis.

Aliado a isto, é importante destacar a qualificação assistencial do HGC em 2025, através da implantação de novos serviços especializados, como neurocirurgia, oncohematologia, eco transesofágica, endoscopia, colonoscopia, atendimento em cirurgia bucomaxilofacial e arteriografia, o que vai reduzir a necessidade de regulação de pacientes para outras unidades de saúde, assim como o tempo de permanência de pacientes internados que necessitavam aguardar vaga para realização destes exames e/ou procedimentos em outras unidades hospitalares.

Outro ganho significativo, visando garantir mais agilidade no diagnóstico de nossos pacientes, foi a criação de um posto de coleta de exames laboratoriais dentro da emergência, acelerando o tempo de resposta e diminuindo a permanência dos pacientes. A gestão também investiu fortemente em treinamento das equipes, padronização de protocolos e procedimentos operacionais, promovendo mais segurança e eficiência no cuidado.

Outro avanço importante foi a integração do laboratório ao sistema AGHUse, que otimizou a comunicação interna e o controle de exames. Para os casos de menor gravidade, foi implantado o sistema de Fast Tracking, que garante atendimento mais rápido a pacientes de baixa complexidade.

O quadro da emergência foi reforçado com a entrada de mais um plantonista, além da atuação de um chefe de plantão e de um enfermeiro fluxista, responsáveis por organizar os fluxos assistenciais. A previsão de alta, outra ferramenta em fase de implantação, vai permitir o planejamento prévio das altas médicas, melhorando a rotatividade dos leitos.

A fidelização da equipe de maqueiros também trouxe mais estabilidade ao transporte interno de pacientes, reforçando a fluidez dos atendimentos.

Uma pesquisa interna entre os colaboradores da unidade apontou que 92% dos entrevistados perceberam melhorias nos fluxos do hospital após a adesão ao projeto LEAN nas Emergências, especialmente na redução do tempo de espera dos pacientes, nos fluxos e ações e na comunicação entre as equipes.

A direção do HGC destaca que os resultados obtidos são fruto do comprometimento das equipes e do apoio e investimentos de suma importância do Governo do Estado para melhorias e avanços no hospital. A meta é manter o ritmo de melhorias e consolidar um modelo de assistência mais ágil, seguro, resolutivo e humanizado para toda a população atendida.

 

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