A Bahia dá mais um passo na inserção internacional com inauguração escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Salvador.
Responsável por 43,8% das
exportações do Nordeste em 2024, a Bahia dá mais um passo na inserção
internacional de empresas baianas com a inauguração, nesta segunda-feira (18),
do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil),
em Salvador. A iniciativa, que busca ampliar o suporte às empresas baianas e
reduzir os impactos do recente aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos,
terá sede no espaço onde funciona a BahiaInveste, no Caminho das Árvores.
“A Bahia desempenha hoje
um papel muito importante na internacionalização da economia brasileira. É um
estado com um potencial muito grande de produção e de exportação. Então a gente
vai fortalecer o setor empresarial e a estrutura de governo para garantir que a
Bahia continue com destaque na agenda de exportação. A Apex na Bahia nos dá
esse apoio”, dividiu o governador Jerônimo Rodrigues, durante cerimônia de
inauguração do escritório na capital baiana.
O escritório começará a
funcionar em setembro e será uma das estratégias do governo estadual, que já
tem alinhado ações junto ao Governo Federal para reduzir os impactos nas
exportações baianas. A atenção tem sido especialmente às indústrias do mel, de
pescado, pneus, manga e outras frutas. “A gente quer garantir, além dessa
agenda emergencial, um plano para outras cadeias que precisamos abrir
mercados”, acrescentou o chefe do executivo baiano. Ao todo são 14 escritórios
da agência no mundo — seis no Brasil e oito no exterior. Além de representações
em outros 10 países.
Durante a cerimônia, que
aconteceu no sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no
Stiep, foram assinados o Termo de Autorização para abertura do escritório da
ApexBrasil na Bahia, um memorando de entendimentos entre o Governo do Estado e
a agência, e termos de cooperação técnica envolvendo a BahiaInveste, a Fieb e o
Sebrae. Segundo o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o novo escritório é o
segundo instalado no nordeste e é estratégico pela posição do estado no mercado
exportador.
“A Bahia tem um potencial
de crescimento enorme pelo algodão, pela soja, pelo petróleo, pela celulose e
tem condições de ganhar mais e mais mercados no mundo. Nos somamos agora a
BahiaInveste, com um plano de conviver com as tarifas que foram criadas pelo
governo americano e dar apoio na diversificação de mercados para essas empresas
que vendem para os Estados Unidos e estão sendo taxadas em 50%. Até junho do
ano que vem, nós também vamos trazer muitos compradores para o Brasil”,
detalhou Viana.
Em estudo divulgado em
julho deste ano, a ApexBrasil apontou que as exportações baianas somaram
US$ 11,9 bilhões em 2024, com destaque para produtos da indústria de
transformação (63,6%) e da agropecuária (30,1%). China, Singapura, Canadá e
Estados Unidos estão entre os principais destinos de soja, celulose e
combustíveis.
A solenidade de lançamento contou também com a presença do presidente da BahiaInveste, Paulo Guimarães; do presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos; e de empresários baianos.

Fotos Olho de peixe
Capacitação
Durante o evento também
foi lançado o Núcleo Bahia do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX),
que atenderá 350 empresas com capacitação e consultoria para ampliar a
competitividade e o acesso a mercados internacionais, em parceria com o Sebrae.
Quatro regiões serão contempladas neste primeiro momento: Salvador, Feira de
Santana, Ilhéus e Vitória da Conquista.
Além da capacitação dos
empresários, o programa de qualificação vai apoiar missões internacionais em
território baiano. Apoiada pelo Programa e Qualificação para Exportação da
Apex, Danielle Sales, proprietária da empresa Tem Dendê Gourmet falou do apoio
da agência na preparação da marca para exportação de acarajés congelados.
“A gente já recebeu
pedidos da França, Canadá, China, Portugal. Agora temos feito uma adequação do
produto para exportação, com um teste de prateleira, ampliando o tempo de
validade do nosso produto. Então, a Apex e o Sebrae tiveram um papel
fundamental pra mim. Tivemos formação sobre posicionamento de marca, sobre
embalagem. Isso foi muito bom, fundamental”, compartilho
