Vazamento expõe dados de 11 milhões de chaves Pix

O Banco Central (BC) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informaram nesta quarta-feira (23) que mais de 11 milhões de chaves Pix foram expostas após acessos indevidos ao Sisbajud, sistema que conecta o Judiciário a instituições financeiras. O incidente ocorreu entre os dias 20 e 21 de julho, quando credenciais de usuários foram roubadas. Foram acessados apenas dados cadastrais – como nome completo, chave Pix, instituição financeira, agência e número da conta – sem vazamento de senhas, extratos ou saldos.

Segundo o BC, os dados expostos não permitem transações ou abertura de contas, e o impacto potencial é considerado baixo. O CNJ informou que a falha foi corrigida e o sistema restabelecido. O caso foi comunicado à Polícia Federal e à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para garantir transparência, um canal oficial será disponibilizado no site do CNJ para que os cidadãos verifiquem se foram afetados. O órgão alertou que não enviará mensagens ou ligações sobre o incidente. O Sisbajud substituiu o antigo BacenJud e é usado para o cumprimento de ordens judiciais, como bloqueio de ativos de devedores. O BC também criará uma página específica para registrar detalhes da ocorrência.

Categoria:

Deixe seu Comentário