Feira de Santana conhecida como ‘’princesa do sertão’’ conforme pesquisa é a cidade mais violenta do Brasil e 22ª do mundo

Conforme pesquisa houve uma redução significativa dos homicídios que vem acontecendo ao longo deste ano, Feira de Santana ocupa o ranking de cidade mais violenta do país, segundo dados compilados pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal. Os dados se referem ao ano de 2024 e foram atualizados em fevereiro de 2025.

A pesquisa aponta que a cidade tem taxa de 55,63 homicídios por 100 mil habitantes. Feira de Santana aparece também no ranking das 50 cidades mais violentas do mundo ocupando a 22ª posição. Na sequência vem Recife que ocupa o 2º lugar no Brasil e 31ª posição no ranking mundial.

Atualmente, oito cidades brasileiras estão entre as 50 mais violentas do mundo segundo a mesma pesquisa. Além de Feira de Santana e Recife, Fortaleza, Salvador, Maceió, Porto Velho, Manaus e Caruaru completam as cidades brasileiras listadas no compilado. No total, as oito cidades tiveram 6.451 homicídios em 2024 e média de 38,55 mortes violentas por 100 mil habitantes.

De acordo com informações da Revista Exame, houve uma melhoria de desempenho, já que em 2023 a cidade mais violenta do país ocupava a 19ª posição e havia 10 cidades brasileiras na lista global. As duas cidades que saíram do ranking de 2023 para este ano foram Macapá e Teresina.

Segundo informações das forças de segurança de Feira de Santana, entre janeiro e maio deste ano (2025), a queda acumulada no número de assassinatos é de 32,43% em relação aos cinco primeiros meses de 2024, o que seria um dos melhores resultados registrados nos últimos 10 anos no município, mas os dados do ranking indicam que ainda há necessidade de redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs).

Segundo o titular da Delegacia de Homicídios de Feira de Santana, o delegado Gustavo Coutinho, a redução desses primeiros cinco meses já indica que está sendo feito um trabalho focado em diminuir esses números negativos.

“Eu assumi a Delegacia de Homicídios em 2023, quando os índices eram altíssimos, nós conseguimos com intenso trabalho reduzir a criminalidade em 2024 e agora em 2025 vimos uma queda acentuada, então acredito que esse ano nós vamos fechar com a redução em torno de 35% é uma redução muito significativa serão muitas vidas preservadas.”

 

 

Categoria:

Deixe seu Comentário