Formação Vamos pro Lab acontece em Ipirá e Jequié
A Secretaria da Educação
do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, levará, nos dias 14
e 15 de maio, para os municípios de Ipirá e Jequié, a formação ‘Vamos pro Lab’.
A ação formativa contemplará educadores dos NTEs 14 e 15 e dos NTEs 08, 20 e
22.
O objetivo da ação é
formar educadores da rede estadual e municipais da Bahia, via regime de
colaboração, na utilização de laboratórios escolares como ferramentas
pedagógicas alinhadas ao Currículo de Educação Científica da Bahia.
Na oportunidade os
docentes participarão de oficinas temáticas sobre Introdução aos Laboratórios
Escolares, Segurança em Laboratórios e Integração do Laboratório ao
Planejamento Pedagógico e terão acesso a uma mostra interativo composta por
chroma key, experimentos com arduino (programação e eletrônica), assimétricos,
makey makey e recursos de Inteligência artificial.
“Como professora de
Química e entusiasta da Ciência, saio daqui com idéias e propostas muito boas
para serem aplicadas no contexto da sala de aula e nos laboratórios. Todo o
conhecimento que adquiri aqui, certamente, me ajudará a propagar a ciência e a
promover o pensamento científico junto aos meus estudantes”, destacou a
professora de Camaçari (NTE 26), Talita Souza, que participou da primeira
edição da formação, em Salvador.
A formação, que tem carga
horária de 60h, sendo 12 presencial e 48 online, contemplará os 27 Núcleos
Territoriais de Educação e formará, até o mês de julho de 2025, cerca de 500
educadores.
“Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer o uso dos
laboratórios escolares como espaços de aprendizagem criativa, investigação
científica e inovação. Com carga horária de 60 horas, a formação conecta teoria
e prática, alinhada ao Currículo de Educação Científica da Bahia, e ajudará a
fortalecer a atuação docente e o protagonismo dos laboratórios nas escolas”,
afirmo o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo
Santiago.
A formação
A formação irá estimular o
desenvolvimento de projetos que modelem soluções sustentáveis, partindo de
problemas concretos e reais, e a ampliação da adoção da abordagem STEAM nas
práticas pedagógicas da rede.
Fundamentado na BNCC, o
Currículo prioriza o pensamento crítico, a investigação científica, a
interdisciplinaridade, a sustentabilidade e o letramento científico, integrando
metodologias ativas como STEAM e ABP (Aprendizagem Baseada em
Problemas/Projetos). A formação ofertada atua como um instrumento estratégico
para operacionalizar esses princípios, garantindo que os laboratórios sejam
espaços de inovação, inclusão e prática científica contextualizada.
